Translate-Tradutor

Visualizações

Rutilismo


Ruivo é o indivíduo com pelos e/ou cabelos de coloração vermelha ou avermelhada (laranja, dourado e tons afins). O fenômeno é denominado rutilismo.
Em 1997 descobriu-se a bioquímica dos cabelos ruivos, demonstrando-se que estes se associam ao receptor da melanocortina-1 e componentes de ferro. Acredita-se que o gene recessivo associado teria uma antiguidade. Todos os ruivos apresentam variantes na região MC1R do cromossomo 16. Termos possíveis em português para um indivíduo ruivo são: além de ruivo, rufícomo, russícomo, rubícomo, rubicápilo e o hipocorístico latino rubi capital.

Curiosidades sobre Ruivos

- O lugar do mundo com o maior número de ruivos é o Reino Unido, especialmente a Escócia. Calcula-se que de 10 a 13% da população escocesa tenha cabelos avermelhados.
- O professor Jonathan Rees conduziu um estudo sobre ruivos na Universidade de Edimburgo. Ele identificou o gene para o cabelo ruivo, o MC1R, encontrado no 16º cromossomo.
- Os cabelos avermelhados são uma mutação genética.
- Ruivos constituem apenas 2% da população mundial. A maioria mora no Reino Unido, na República da Irlanda ou na Austrália.
- Em meados do século XVII, no final do reino da rainha Elizabeth I, a crença nas fadas chegou ao sudeste da Inglaterra. Desde aqueles tempos, elas são freqüentemente imaginadas e representadas como lindas mulheres de cabelos ruivos.
- Um estudo feito em 2002 observou que ruivos são sedados com dificuldade, necessitando de 20% mais anestesia em relação às outras pessoas.
- Adultos possuem aproximadamente 120 mil fios de cabelo no couro cabeludo. Os ruivos são os que possuem menos, os loiros possuem um pouco mais e os morenos têm a maior quantidade de cabelo dentre todos.
- O gene para cabelos avermelhados é recessivo. Ruivos podem nascer depois de gerações de morenos ou louros na família.
- Os primeiros ruivos da humanidade surgiram há aproximadamente 50 mil anos atrás na África, tendo chegado depois à Europa.
- Os palhaços ruivos têm sua origem na Rússia.
- No século XVI, a gordura de um homem ruivo era um ingrediente essencial para poções.
- Na Catedral de São Paulo, em Londres, gravuras contam a história da queda do paraíso. Eva é representada com longos cabelos vermelhos. O cabelo ruivo de Eva tem relação com o pecado, assim como as antigas letras escarlates que marcavam as adúlteras.
- O filho de Eva, Caim, que matou seu irmão, Abel, é muitas vezes representado como ruivo.
- A crença de que os ruivos são bruxos é parte da cultura germânica.
- Os egípcios consideravam a cor vermelha tão azarenta, que queimavam mulheres ruivas em rituais que tinham como objetivo extinguir os cabelos avermelhados.

28 comentários:

  1. "Eva é representada com longos cabelos vermelhos. O cabelo ruivo de Eva tem relação com o pecado, assim como as antigas letras escarlates que marcavam as adúlteras."
    ????
    hahahahaha

    Acho o cabelo vermelho tão inocente...rs

    ResponderExcluir
  2. "Adultos possuem aproximadamente 120 mil fios de cabelo no couro cabeludo. Os ruivos são os que possuem menos, os loiros possuem um pouco mais e os morenos têm a maior quantidade de cabelo dentre todos."

    Não acho. Sou ruiva e tenho muito mais cabelo do que a maioria das pessoas rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem mais cabelos. Mas sim os fios que são bem mais grossos que os dos loiros e morenos, o que da a impressão de ter mais cabelo

      Excluir
  3. sou ruiva tenho cabelo pra caramba e cresce mais do que a maioria
    11 de julho 2010

    ResponderExcluir
  4. Sou ruiva e nao apresento sardas. que fato explicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouca exposição ao sol!

      Excluir
    2. O rutilismo só garante os cabelos avermelhados. Qualquer outra característica geralmente associada a isso não é regra, tem gente ruiva de tudo quanto é jeito

      Excluir
  5. tambem sou ruivo e nao tenho sardas e tenho muito cabelo.

    ResponderExcluir
  6. mesma coisa, ruivo e sem sardas :D

    ResponderExcluir
  7. mesma coisa sou ruiva sem sardas! (acho que é coisa do Brasil então) n

    ResponderExcluir
  8. Sou ruivo e por gostar de "rock" tenho afeição a cabelos compridos....faz 4 anos q deixo o cabelo crescer , e notei q alem de ser comprido meu cabelo é bem cheio... reparei q tenho mais cabelos q outras pessoas.

    ResponderExcluir
  9. SER RUIVA É UM PRIVILÉGIO... ALGO BONITO E INCOMUM, UMA QUINTA ETNIA, O "QUINTO ELEMENTO". RUIVOS SAO INTELIGENTES, CORAJOSOS E TEM LUZ PRÓPRIA. É MARAVILHOSO SER ASSIM!

    ResponderExcluir
  10. Acho lindo cabelo ruivo, mas sou morena, buáááá! Uma vez eu vi no posto de saúde uma moça ruiva e eu achei a cor incrível!!! pelo menos eu tenho sardas...

    ResponderExcluir
  11. Mesma coisa sou ruivo e sem sardas haha

    ResponderExcluir
  12. Esqueceu de dizer que é na população ruiva, ou com genes estes na família, que se concentra o maior percentual de pessoas com fator rh negativo no sangue.
    Tenho cabelo castanho avermelhado, parentes ruivos e fator negativo!Ah! "três fios de cabelo"
    Christal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa fiquei sabendo à pouco tempo, mas valeu mesmo pela informação.Volte sempre!!!

      Excluir
  13. luanaruivaum29/08/2013, 10:57

    Noooossa, tbm tenho uma cabeleira do zezé!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs.Legal Luana,então vc faz parte deste mundo vermelho.Seja Bem vinda!

      Excluir
  14. Sou ruivo, olhos azuis, tenho sardas, e no que diz respeito à quantidade de cabelo, sempre tive bastante, mas com a idade me parece que estão começando a diminuir... minha mãe é a única ruiva (e de olhos azuis) entre 12 irmãos, e tenho ainda 3 primos ruivos (entre quase 40, considerando famílias materna/paterna). Dois desses também tem olhos azuis.
    Essa questão de anestesia me fez sofrer algumas vezes quando precisei, e sempre tive que ter algum reforço durante os procedimentos (dentista principalmente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,acredito que todos os Ruivos já devem ter passado por situações semelhantes em relação a anestesia x dentistas,rs.

      Excluir
  15. Todos nós nascemos com cada cor De pele e cor e devemos ser orgulhoso de si mesmo

    ResponderExcluir
  16. Eh realmente , ja tiveram de ultilizar superdose de anestesia em mim . O proprio dentista estranhou de fato o pq que o efeito nao funcionava rs . Minha mae tem sardas e nao e ruiva , ja eu sou ruiva de olho verde, porem sem sarda .. Ahh e tenho bastante cabelo tbm !

    ResponderExcluir
  17. Sou ruiva tenho cabelo pra dar e vender!! E uma das coisas mais curiosas que acho é que meu cabelo apresenta 3 tonalidades em toda sua extensão e em todos os fios.

    ResponderExcluir
  18. Eu sou ruivo e meu cabelo cresce mais do que o cabelo de muita gente com cabelos morenos.

    ResponderExcluir
  19. Hahaha q legal.. tbm tenho problemas com anestesia, sempre precisa mais rsrs... q estranho isso neh.. pq sera???

    ResponderExcluir
  20. 20/06/2015 Tenho uma filha de 9 anos ruiva, até agora não apresentou nenhuma dificuldade quanto ao dentista, eu e meu marido não somos ruivos.porém ela tem 3 primos ruivos de origem paterna.

    ResponderExcluir
  21. Sou ruivo e tenho bastante sardas

    ResponderExcluir
  22. meu marido tinha barba e bigodes avermelhados..meu filho nasceu com os cabelos da cabeça alaranhados...adolescente ficou vermelho escuro ao sol...minha neta é morena e tem cabelhos castanhos com luzes vermelhas ao sol....lindos!

    ResponderExcluir